1808 – Abertura dos portos

(1) A chegada de Dom João chegada à Bahia<br> Candido Portinari. Acervo da Coleção BBM
(1) A chegada de Dom João chegada à Bahia
Candido Portinari. Acervo da Coleção BBM

Dirigindo-se para o Rio de Janeiro, a Família Real portuguesa desembarcou em Salvador, onde permaneceu por um mês e dois dias. Na capital baiana, em 28 de janeiro de 1808, Dom João decreta a Abertura dos Portos Brasileiros às Nações Amigas, o que permitiu à antiga colônia finalmente estabelecer relações comerciais com outros países.

No Decreto de Abertura dos Portos, preservado pela Biblioteca Nacional, Dom João ordena “que serão admissíveis nas Alfandegas do Brasil, todos, e quaisquer Generos, Fazendas e Mercadorias transportados ou em navios Estrangeiros de Potencias que se conservam em Paz e Harmonia com minha Real Coroa, ou em Navios dos meus Vassalos […] poderão exportar para os Portos que bem lhes parecer a benefício do Comercio e Agricultura que tanto desejo promover […]”.

A decisão do príncipe regente não poderia ser melhor. Graças à abertura dos portos, o Brasil ingressou numa nova história. Dessa data em diante, a antiga colônia irá se transformar em um próspero e respeitável império. Em 26 de fevereiro de 1808, a Família Real deixa a Bahia, rumo ao Rio de Janeiro.


Referência iconográfica:

(1)
A chegada de Dom João chegada à Bahia
Candido Portinari
Painel a óleo, 1952
Acervo: Coleção BBM
Domínio Público