História do Rio para todos

HISTÓRIA DO RIO PARA TODOS é o resultado de um projeto cultural aprovado pela Lei Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro. A razão do projeto? Perguntamos a você: onde os cariocas podem conhecer a história da cidade do Rio de Janeiro? Nos livros? Nos sites existentes? Em bibliotecas de centros culturais e universitários? O projeto cultural optou pela construção de um website sobre a história do Rio por acreditar ser o melhor caminho para a difusão e democratização de tantas informações. A relevância da história da cidade e a beleza de seu patrimônio edificado, para o fortalecimento da cidadania carioca, é a justificativa mais forte do trabalho.

Ao invés de narrativas contínuas, tradicionais, como bem se encontram nos livros de história, adotou-se, aqui, apresentar a história do Rio em uma linha do tempo. Para a construção da linha do tempo, muitos relatos e pesquisas foram consultados, especialmente a obra Evolução Urbana da Cidade do Rio de Janeiro, de José Oliveira Reis, bem como diversos artigos do mesmo autor, presentes na Revista Municipal de Engenharia. Estudos e obras dos professores Sandra Alvin, Maurício de Abreu e Noronha Santos foram também muito importantes para o trabalho.

Por sua vez, as imagens que ilustram as narrativas da linha do tempo foram obtidas através de pesquisas em acervos digitais. Apresentam-se no website: desenhos, aquarelas, mapas, pinturas a óleo, gravuras e fotografias. É um conjunto que ultrapassa 150 imagens – todas vinculadas – direta ou indiretamente, a cada tema citado. Na pesquisa iconográfica digital destacamos os surpreendentes projetos “bndigital”, “brasilianofotografica” e “brasilianaiconográfica”, todos relativos ao acervo da Biblioteca Nacional e a outros acervos conveniados. 

A História do Rio em uma linha do tempo? Ela é composta de narrativas simplificadas, que procuram destacar as informações mais importantes do fato descrito. Cada narrativa tem uma data e um título, e é ilustrada com uma ou mais imagens. No futuro, as narrativas poderão ser enriquecidas com mais informações e links complementares. Muitos outros temas poderão ser acrescentados à linha do tempo. Desta vez, conseguiu-se contemplar questões relevantes da história da cidade, como o início da evolução da urbe, os primeiros caminhos, as primeiras fortificações, igrejas e conventos, as obras do Conde de Bobadela e a dos vice-reis, assim como todas as iniciativas de Dom João e a expansão da cidade no século XIX. Como uma plataforma para o enriquecimento contínuo, a realização desta primeira etapa possibilitará a divulgação futura de muitas outros temas. 

A narrativa na linha do tempo se estende de 1500 a 1874. Ela foi dividida em cinco fases para melhor compreensão da própria história da cidade. São elas: 1) 1500-1565: Fundação da cidade do Rio de Janeiro; 2) 1567-1762: Primeira expansão da cidade – entre quatro morros; 3) 1763-1807: A cidade se urbaniza – período dos vice-reis; 4) 1808-1821: Uma cidade real para o mundo; e 5) 1822-1874: Rio imperial – desenvolvimento e inovações.

A história se inicia em 1500 e alcança o ano de 1874 – trinta anos antes das transformações urbanas de 1904, promovidas por Lauro Müller, Secretário de Viação e Obras do Governo Federal, e por Pereira Passos, Prefeito do Distrito Federal. O projeto História do Rio para todos planeja desenvolver-se numa segunda etapa, que se estenderá de 1874 aos anos de 1930, contemplando o primeiro momento da cidade no período republicano. 

Como chegamos à metrópole que conhecemos hoje? Basta conhecer a história da cidade! Com uma análise cuidadosa de todo o relato, certamente você compreenderá a primeira grande fase da evolução urbana do Rio de Janeiro. Esperamos que você aprecie este website e se torne cada vez mais interessado pela história da cidade carioca. Afinal, quanto mais conhecemos o passado do Rio, sua evolução urbana, construções e espaços históricos, mais saberemos valorizar e preservar o que é nosso. Boa navegação!