
Jean-Baptiste Debret. Wikimedia Commons
No dia 7 de setembro de 1647, o ouvidor Damião de Aguiar determinou que os oficiais da Câmara levantassem um pelourinho na praça principal da cidade – o Largo do Carmo – antiga Várzea de Nossa Senhora do Ó. Coluna de pedra ou madeira, erguida em praça pública, o pelourinho ou polé, servia para amarrar o castigado e ali açoitá-lo perante todos, exibindo a autoridade e o poder do governante.
Em 1705, o pelourinho estava erguido no Largo Rosário, diante da Igreja de mesmo nome, e, em 1808, ele se localizava no centro do Rossio, onde hoje se encontra a estátua de Pedro I, na atual Praça Tiradentes. A pintura de Jean-Baptiste Debret, acima, feita por volta de 1835, é um registro perfeito. Na praça, em primeiro plano, está o pelourinho, depois encontra-se o Teatro Real São João, atual Teatro João Caetano, e, ao fundo da imagem, acham-se as torres da Igreja de São Francisco de Paulo.
Referência iconográfica:
(1)
Vista do Teatro Real de São João no Rio de Janeiro
Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil
Jean-Baptiste Debret
Desenho, 1834
Wikimedia Commons