1841 – O governo de Dom Pedro II

(1)Pedro II. Acervo do Museu Histórico Nacional, IBRAM, Ministério da Cidadania
(1)Pedro II. Acervo do Museu Histórico Nacional,
IBRAM, Ministério da Cidadania
(2)Pedro II. Acervo do Museu Histórico Nacional, <br> IBRAM, Ministério da Cidadania
(2)Pedro II. Acervo do Museu Histórico Nacional,
IBRAM, Ministério da Cidadania

Em 18 de julho de 1841, com 15 anos, Dom Pedro de Alcântara foi coroado imperador do Brasil, com o título de Dom Pedro II. Ele teve que administrar um país dominado por crises políticas e movimentos revolucionários. Pedro II realizou um governo admirável para a época e para a história do Brasil. Ele consolidou a unificação do império, venceu guerras e disputas nacionais e internacionais. Apoiou, sobretudo, o conhecimento e a cultura, trazendo as inovações técnicas e científicas que surgiam no mundo para melhorar seu país.

Incentivando a livre iniciativa, ele permitiu a construção da primeira rede de esgoto da cidade, a instalação da primeira rede de iluminação pública e a implantação das linhas de bonde, de trem e de barcas para Niterói. Ele trouxe o telefone, o telégrafo e promoveu captação de água das serras da Baixada Fluminense, através dos Rios D’Ouro, São Pedro e Tinguá, e a construção de reservatórios para a cidade.

Dom Pedro II governou até 15 de novembro de 1889, quando foi obrigado a deixar o Brasil por um golpe que instaurou o regime republicano no país. Em seu tempo, o Império do Brasil era um dois mais respeitados no mundo ocidental pela hombridade de seu governo e por seu próspero desenvolvimento.


Referência iconográfica:

(1)
Pedro II
Óleo sobre tela, 1847
Acervo do Museu Histórico Nacional, IBRAM, Ministério da Cidadania, 2019

(2)
Pedro II
Óleo sobre tela, 1875
Acervo do Museu Histórico Nacional, IBRAM, Ministério da Cidadania, 2019