Nosso agradecimento é, em primeiro lugar, à confiança e amizade da empresa patrocinadora ARAUJO ABREU ENGENHARIA S/A, que possibilitou a realização deste website. Agradecemos à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e, especialmente, à preciosa orientação da Comissão Carioca de Promoção Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura.
Agradecemos à Biblioteca Nacional, cujo acervo digital, magnífico, ajudou-nos imensamente à realização do trabalho. Agradecemos ao Museu Imperial, ao Museu Histórico Nacional, ao Arquivo Nacional, ao Museu Nacional de Belas Artes, ao Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, ao Museu da Cidade do Rio de Janeiro, à Pinacoteca da Cidade de São Paulo e a tantas outras instituições culturais que nos autorizaram utilizar imagens de seus acervos.
Nosso agradecimento especial ao Instituto Moreira Salles que, generosamente, cedeu-nos quatro imagens da Coleção Marc Ferrez, e mais duas lindas gravuras do Rio de Janeiro no século XIX. Nossa gratidão também à Universidade Cornell, de Nova Iorque, que nos apoiou prontamente e de forma inusitada, autorizando-nos o uso de duas raras aquarelas do Rio de Janeiro de 1808 e 1809.
Somos gratos à fotógrafa Marcia Rosa, que nos cedeu algumas imagens de seu acervo, bem com ao fotógrafo Luiz Eugênio, que nos autorizou adotar a imagem do precioso “Santo Antônio do Relento”. Agradecemos às equipes dos sites I.Patrimonio.Org e Sanctuaria.Art, onde encontramos disponíveis excelentes imagens para o trabalho.
Agradecemos a Dom Mauro Maia Fragoso, que nos ajudou no relato simplificado sobre a história do Mosteiro de São Bento, e às carmelitas descalças do Rio, que nos orientaram sobre a história do Convento de Santa Teresa. Por último, agradecemos ao diretor do Colégio Padre Anchieta, de Nova Friburgo, Padre Antonio Monerat, que nos cedeu a imagem colorida e alegre da grande tela de seu auditório, datada do século XIX, com a cena do Padre Anchieta no momento da fundação do Rio de Janeiro.
A todos, nossa esperança, nossa gratidão!
Nosso muito obrigado!