1608 – Igreja de Santo Antônio

(1) Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro. Plinio Lins Veas. Sanctuaria Art, Espititualidade.org
(1) Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro
Plinio Lins Veas. Sanctuaria.art, Espititualidade.org
(2) Igreja e Convento de Santo Antônio, RJ. Plinio Lins Veas. Sanctuaria Art, Espititualidade.org
(2) Igreja e Convento de Santo Antônio, RJ
Plinio Lins Veas. Sanctuaria.art, Espititualidade.org

Os primeiros franciscanos chegaram ao Rio de Janeiro em 1592. Eles residiram em uma ermida perto da Praia de Santa Luzia. Em 1607, os frades receberam, como doação do Governador Martim de Sá, um morro inteiro que se chamou Santo Antônio, junto à antiga lagoa de mesmo nome, atual Largo da Carioca. A construção da Igreja e do Convento de Santo Antônio começou em 1608, sendo a primeira missa celebrada em 1615, data em que ingressaram os primeiros frades no novo convento.

Com planta baixa quadrada e claustro central, o Convento de Santo Antônio tornou-se insuficiente para tantos frades, sendo ampliado de 1748 a 1780. Na igreja, os retábulos dos altares em talha, em estilo barroco, magníficos, foram executados de 1620 a 1624. A imagem da Imaculada Conceição em madeira policromada, que se encontra no retábulo ao lado do evangelho, data dos anos de 1620 a 1630. A sacristia, de 1714, já foi aclamada como a mais bela do Rio de Janeiro.

Aconteceram muitas reformas, sendo a intervenção de 1920 a 1923 a que transformou a fachada da igreja para o estilo neocolonial, sendo restaurada sua feição original na primeira década do século XXI. Junto com a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, cujas obras se iniciaram em 1657, a Igreja e o Convento de Santo Antônio formam um importante conjunto histórico do centro da cidade.

A riqueza da arte sacra, ali existente e preservada, é especial. O galo sinaleiro no alto da fachada do convento é o mais antigo do Rio. Vale observar que o conjunto monumental franciscano, localizado no Largo da Carioca, consegue se destacar por sua singularidade em meio aos edifícios modernos que o circundam, sendo visto, inclusive, através da Avenida Treze de Maio, como algo absolutamente diverso na paisagem contemporânea.


Referências iconográficas:

(1)
Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro
Plinio Lins Veas
Fotografia
Fonte: Sanctuaria.Art, Espititualidade.org

(2)
Igreja e Convento de Santo Antônio, RJ
Plinio Lins Veas
Fotografia
Fonte: Sanctuaria.Art, Espititualidade.org