1618 – Fortaleza de São João

(1) Plano da Fortaleza de São João e das Baterias... Acervo do Arquivo Histórico do Exército
(1) Plano da Fortaleza de São João e das Baterias…
Acervo do Arquivo Histórico do Exército, RJ.
(2) Plano da Fortaleza de São João e das Baterias... Acervo do Arquivo Histórico do Exército
(2) Plano da Fortaleza de São João e das Baterias…
Acervo do Arquivo Histórico do Exército, RJ.

Depois da transferência da cidade para o alto do Morro do Castelo, durante o governo de Salvador Correia de Sá, foi criada a Fortaleza de São João, que reuniu quatro baterias ou redutos existentes anteriormente: São Martinho (1567), São Diogo (1618), São Teodósio (1572) e São José (1578), sendo a bateria mais antiga a de São Martinho, erguida por Estácio de Sá no alto da encosta do Morro Cara de Cão, em frente à praia oceânica, para antever a chegada de qualquer embarcação que se aproximasse da entrada da Baía de Guanabara.

A muralha da Bateria de São Diogo, junto à praia, com guaritas e portão, está preservada. Merecem destaque o antigo muro da Bateria de São Teodósio, com argamassa original de pedra e conchas, e o Forte São José, reconstruído em 1872 para celebrar os 50 anos da Independência do Brasil, com 17 casamatas, encimado por um grande terraço cercado por parapeito de granito, onde se localiza um paiol de armamentos, com teto em abóbada, inteiramente executado com blocos de pedra com até 1,40m de largura.

Na imagem que ilustra esta citação, preservada no Arquivo Histórico do Ministério do Exército, vê-se a Bateria de São Diogo junto à praia, e mais acima, na encosta, a de São Martinho. Na ponta do Morro Cara de Cão, do lado extremo esquerdo, está a Bateria de São Teodósio, e acima, mais próxima ao oceano, está a Bateria de São José. O documento histórico é uma cópia manuscrita do original de 1794, primeiro conjunto de planos de defesa da Baía de Guanabara, composta por quatro mapas.


Referências iconográficas:

(1)
Plano da Fortaleza de São João e das Baterias…
1863
Cópia manuscrita do original de 1794
Acervo do Arquivo Histórico do Exército,

(2)
Plano da Fortaleza de São João e das Baterias…
1863, Detalhe
Cópia manuscrita do original de 1794
Acervo do Arquivo Histórico do Exército