1646 – Fortaleza da Ilha da Laje

(1) Aparência do Rio de Janeiro. João Teixeira Albernaz. Acervo da Mapoteca do Itamaraty, RJ
(1) Aparência do Rio de Janeiro
João Teixeira Albernaz. Acervo da Mapoteca do Itamaraty, RJ

No ano de 1646, a Câmara Municipal aprovou um projeto para obtenção de recursos para a construção de uma fortaleza sobre um pequeno rochedo, localizado justamente na entrada da Baía de Guanabara, a Ilha da Laje. As obras demoraram décadas, sendo concluídas por volta de 1690.

Foi nessa ilhota de pedra que o Comandante Villegagnon teria erguido uma bateria de canhões para impedir a entrada de qualquer navegador na Baía de Guanabara. Dizem que as ondas do mar teriam destruído a bateria do comandante francês. Por essa razão, a ilhota chegou a ser chamada de Ilha Ratier, que quer dizer “Ilha da Ratoeira”. No mapa de João Teixeira Albernaz, manuscrito aquarelado de 1666, preservado na Mapoteca do Itamaraty do Rio de Janeiro, a ilhota é chamada “Alage”.

Muitas outras informações podem ser obtidas observando o precioso documento histórico, tais como outras ilhas, rios e povoações existentes na Baía de Guanabara, bem como a pequena cidade do Rio de Janeiro, com seus templos religiosos devidamente indicados no desenho. Vale destacar a forma alongada do desenho da Baía de Guanabara.


Referências iconográficas:

(1)
Aparência do Rio de Janeiro
João Teixeira Albernaz
Mapa, 1666
Acervo da Mapoteca do Itamaraty, RJ.