1762 – Casa do Trem

(1) Vista da Cidade de S. Sebastião... Karl Robert von Plaanitz. Acervo da Pinacoteca do Estado<br> de São Paulo, Brasil. Coleção Brasiliana / Fundação Estudar. Doação da Fundação Estudar, 2007
(1) Vista da Cidade de S. Sebastião… Karl Robert von Plaanitz. Acervo da Pinacoteca do Estado
de São Paulo, Brasil. Coleção Brasiliana / Fundação Estudar. Doação da Fundação Estudar, 2007

A Casa do Trem foi construída em 1762 pelo Conde de Bobadela, com a finalidade de servir de depósito de pólvora, armas e munições para defesa da cidade. Ganhou esse nome por causa da palavra “trem” que significa conjunto de instrumentos necessários à atividade bélica. A Casa do Trem foi erguida junto ao Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço.

Ela foi ampliada pelo Conde Cunha, em 1764, sendo transformada pelo Príncipe Regente, em 1811, em Arsenal Real do Exército e, depois, no governo de Pedro II, em Arsenal de Guerra da Corte. No local da antiga Casa do Trem, próximo à Praça XV de Novembro, acha-se instalado o Museu Histórico Nacional, criado em 1922. O museu incorporou a antiga edificação restituindo-lhe a feição da fachada original do século XVIII. Um acervo histórico de moedas, medalhas e outros documentos é preservado no museu.

Na imagem que ilustra esta citação, de meados do século XIX, vê-se ao fundo, no centro, a Ponta do Calabouço e o Forte de São Tiago, tendo à direita a Igreja da Misericórdia, atual Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso. À esquerda está a Ilha de Villegagnon.


Referência iconográfica:

(1)
Vista da Cidade de S. Sebastião tirada da Ilha das Cobras
Karl Robert von Plaanitz
Nanquim sobre papel, 1840
Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Coleção Brasiliana / Fundação Estudar. Doação da Fundação Estudar, 2007