1775 – Paisagem da cidade

(1) Prospecto da cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro...<br> Luís dos Santos Vilhena. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional - Brasil
(1) Prospecto da cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro…
Luís dos Santos Vilhena. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil

A paisagem da cidade em 1775 é representada em um documento histórico, intitulado “Prospecto da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro […] que se levantou em 1775”, preservado pela Biblioteca Nacional. Nesse documento vemos fortalezas, igrejas, conventos, embarcações, sobrados e morros. Os Morros do Castelo e de São Bento estão bem destacados: um à esquerda e o outro à direita.

No extremo esquerdo da paisagem está o Forte de Santiago, no alto do Morro do Castelo se destacam o Colégio dos Jesuítas e a Fortaleza de São Sebastião. No centro, junto ao mar, está o Palácio dos Vice-Reis; no alto do Morro de São Bento encontram-se o mosteiro e a igreja, e atrás desse morro é representada a Fortaleza da Conceição. Constata-se que a cidade colonial daquela época era de pequena proporção. A rua principal era a Rua Direita, que ligava o Morro do Castelo ao de São Bento. Muitas outras informações podem ser obtidas com a análise do documento histórico.


Referências iconográficas:

(1)
Prospecto da cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro…
Reprodução parcial
Luís dos Santos Vilhena
Desenho a bico de pena, 1775
Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil