1775 – Planta da cidade

(1) Prospecto da cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro.<br> Luís dos Santos Vilhena. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional - Brasil
(1) Prospecto da cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro.
Luís dos Santos Vilhena. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil

Como a paisagem da cidade representada no documento de 1775, esta planta também é do mesmo ano e faz parte do documento intitulado “Prospecto da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro […] que se levantou em 1775”, preservado pela Biblioteca Nacional. Neste desenho podemos identificar a reduzida malha urbana da cidade entre os quatro morros: Castelo, São Bento, Conceição e Santo Antônio.

O Largo do Paço dos Vice-Reis, junto ao mar, e a Rua Direita são perfeitamente visíveis, assim como as grandes fortalezas de São Sebastião e da Conceição. Na ponta do Calabouço, em tonalidade mais escura, está o Forte de Santiago. Vale ainda destacar a Lagoa do Boqueirão, junto ao mar, e o Aqueduto da Carioca, partindo do Morro de Santa Teresa até o de Santo Antônio, onde se vê os conventos das irmãs carmelitas e dos frades franciscanos, respectivamente. Muitas outras informações podem ser obtidas com a análise do documento histórico. Vale o emprego da “lente” para um visualização mais detalhada.


Referência iconográfica:

(1)
Prospecto da cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro …
Reprodução parcial
Luís dos Santos Vilhena
Desenho a bico de pena, 1775
Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil