A Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso foi reedificada em 1780, passando a adquirir a feição que conhecemos hoje. Erguida originalmente em 1567, como uma capela da Santa Casa da Misericórdia, era dedicada à Senhora da Misericórdia. Em 1584, a pequena Igreja da Misericórdia já estava construída. Era tão pequena a capela para acolher o povo, que estendiam um toldo do lado de fora. A igreja que deu seu nome à primeira ladeira do Morro do Castelo – Ladeira da Misericórdia – foi uma das primeiras igrejas do Rio. Em 1711 ela foi consagrada a Nossa Senhora de Bonsucesso e reconstruída em 1780.
Com frontão triangular e torre sineira, composta por volutas e pináculos, é ladeada pela Santa Casa da Misericórdia, representando um raro exemplar do passado da cidade. Com nave única, capela-mor e altares laterais, apresenta preciosos retábulos e púlpito datados do final do século XVI, trazidos da Igreja dos Jesuítas, na ocasião do arrasamento do Morro do Castelo.
Na igreja podemos conhecer, também, entre outras obras, um notável lavabo de mármore policromado na sacristia. Ela se encontra ao lado do trecho da Ladeira da Misericórdia que restou do arrasamento do Morro do Castelo, atrás do Museu Histórico Nacional. A ladeira e a igreja localizavam-se junto ao mar, no sopé do extinto Morro do Castelo, demolido em 1922.
Referência iconográfica:
(1)
Morro do Castelo
Augusto Malta
Fotografia, 1922
Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil