1808 – Paulo Fernandes Viana

(1) Montagne de la Tijuka vue de la route de S´Christophe. Francois Auguste Biard. Acervo da Casa Geyer, Museu Imperial, IBRAM, Ministério da Cidadania, 2019
(1) Montagne de la Tijuka vue de la route de S´Christophe. Francois Auguste Biard. Acervo da Casa Geyer, Museu Imperial, IBRAM, Ministério da Cidadania, 2019

A Intendência de Polícia representou o embrião da prefeitura da cidade, cujo principal responsável, de 1808 a 1818, foi o Intendente Paulo Fernandes Viana, considerado o primeiro prefeito do Rio de Janeiro. Foi o Intendente Viana quem criou o Caminho do Aterrado ou o Caminho das Lanternas, para o percurso de Dom João, do Campo de Santana até a Quinta da Boa Vista, estimulando, através de decreto, todos que quisessem construir nessas áreas alagadas.

Na imagem que ilustra esta citação, vê-se representado o citado Caminho do Aterrado, cujo Pico da Tijuca, ao fundo, e as lanternas indicam tratar-se do acesso criado pelo Intendente Viana.

O mesmo intendente abriu caminhos para a região da Floresta da Tijuca e do Alto da Boa Vista, onde começaram a surgir muitas lavouras de café, cujas lindas paisagens eram até então inacessíveis. Em sua gestão foram construídas cerca de 600 casas e abertas cerca de 100 chácaras. Ele colocou bicas em diferentes locais da cidade, enxugou lamaçais e charcos, como o do Campo de Santana, e também construiu o Cais do Valongo, além de tomar várias providências para a higiene da cidade.


Referência iconográfica:

(1)
Montagne de la Tijuka vue de la route de S´Christophe
Francois Auguste Biard
Visões do Rio na Colação Geyer
Acervo da Casa Geyer, Museu Imperial, IBRAM, Ministério da Cidadania, 2019