1808 – Fábricas autorizadas

(1) Criação do bicho-da-seda na mamona <br />Ilustração de pedido de privilégio industrial... Acervo do Arquivo Nacional - Brasil
(1) Criação do bicho-da-seda na mamona
Ilustração de pedido de privilégio industrial… Acervo do Arquivo Nacional – Brasil

No dia 1º de abril de 1808, foi revogado por Dom João o antigo Alvará de 1785 que proibia a instalação de fábricas e manufaturas em todos os territórios ultramarinos de Portugal. Alguns anos depois, em meio à concorrência dos produtos importados, começaram a surgir pequenas fábricas brasileiras, especialmente na capital do reino – a cidade do Rio de Janeiro. Pedidos de privilégios para se ter o direito de comercializar invenções aplicadas à produção de diferentes artigos e gêneros, eram apresentadas à Real Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação.

O desenho apresentado nesta citação faz parte de um pedido de privilégio para criação do bicho-da-seda, solicitado por um senhor chamado Antônio José Vieira, em 1818. Esse documento e tantos outros são preservados pelo Arquivo Nacional. Eles contam boa parte da história das patentes brasileiras e das primeiras indústrias do Brasil.


Referência iconográfica:

(1)
Criação do bicho-da-seda na mamona.
Ilustração de pedido de privilégio industrial de Antônio José Vieira, 1818
Fundo: Junta do Comércio, Agricultura e Navegação
Acervo do Arquivo Nacional – Brasil