Duas imagens retratam primorosamente a paisagem do Rio na época da chegada de Dom João. São aquarelas de Richard Bate, preservadas na Biblioteca da Universidade de Cornell, NY, EUA. Elas mostram a pequena cidade tropical, colorida e iluminada, que recebeu o monarca e toda corte portuguesa. Na primeira aquarela (1), de 1808, estão o Largo do Paço, com o chafariz do Mestre Valentim, com as escadas e a rampa, por onde Dom João passou ao desembarcar no Rio. Encontram-se também o Paço Real, a esquerda, as Igrejas e o Convento de Nossa Senhora do Carmo, ao fundo, e, a direita, o Solar e o Arco dos Teles.
Na segunda aquarela, depara-se com o Morro do Castelo, a direita, encimado pela Fortaleza e Igreja de São Sebastião. Junto ao mar, no sopé do morro, encontram-se a Capela de Santa Luzia e, mais à direita, o Forte de São Tiago. No centro, a imagem apresenta o Convento da Ajuda, que existiu, ali, até a abertura da Avenida Central, atual Rio Branco, em 1904. Junto ao convento, vê-se o Passeio Público, com suas duas pirâmides ornamentais. A área do antigo convento é a atual Praça Floriano, na Cinelândia. Muitas outras informações podem ser obtidas analisando a imagem, como, por exemplo, a representação da Igreja do Mosteiro de São Bento ao fundo. Richard Bate registrou essa paisagem em 1809, observando-a do terraço da Igreja de Nossa Senhora da Glória.
Referências iconográficas:
(1)
Palace Square, Rio de Janeiro
Richard Bate
Aquarela, 1808
Divisão de coleções raras e manuscritas
Acervo da Biblioteca da Universidade de Cornell, NY
(2)
The Public Garden, Convent da Ajuda, Ponta do Calabouço
Richard Bate
Aquarela, 1809
Divisão de coleções raras e manuscritas
Acervo da Biblioteca da Universidade de Cornell, NY