Em 1834, em Ato Adicional à Constituição de 1824, foi criado o Município Neutro e formulado o primeiro código de posturas urbanas, dividindo a cidade em duas grandes áreas: a das paróquias urbanas e a das paróquias suburbanas.
A demarcação do Município Neutro definiu os limites do Distrito Federal, na República; os do Estado da Guanabara, com a transferência da capital para Brasília, em 1960; e os da Cidade do Rio de Janeiro, com a fusão do Estado da Guanabara e o Estado do Rio de Janeiro, em 1975. Contudo, tantas modificações foram acompanhadas de novos termos de delimitação, de forma que o atual limite da cidade do Rio de Janeiro é bem maior do que o limite do antigo Município da Corte ou Neutro.
No Mappa do Município Neutro que ilustra esta narrativa, pode-se verificar muitas informações sobre a cidade como, por exemplo, que o município tinha 101.544 km² de superfície e 450.000 habitantes. Pode-se também identificar no documento histórico a Estrada de Ferro Dom Pedro II, com seu ramal para Santa Cruz, e a Estrada de Ferro Rio D’Ouro.
Referência iconográfica:
(1)
Mappa do Município Neutro
E. de Maschek
Mapa, 187-
Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil