1850 – Um passeio pela cidade

(1) Panorama da cidade de Rio de Janeiro. Tomada do morro de St. Antonio.<br> Iluchar Desmons. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional - Brasil
(1) Panorama da cidade de Rio de Janeiro. Tomada do morro de St. Antonio.
Iluchar Desmons. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil
(2) Panorama da cidade de Rio de Janeiro.Tomada do morro de St. Antonio.<br> Iluchar Desmons. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional - Brasil
(2) Panorama da cidade de Rio de Janeiro.Tomada do morro de St. Antonio.
Iluchar Desmons. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil
(3) Panorama da cidade de Rio de Janeiro. Tomada do morro de St. Antonio. <br> Iluchar Desmons. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional - Brasil
(3) Panorama da cidade de Rio de Janeiro. Tomada do morro de St. Antonio.
Iluchar Desmons. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil
(4) Panorama da cidade de Rio de Janeiro. Tomada do morro do Castelo. <br> Iluchar Desmons. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional - Brasil
(4) Panorama da cidade de Rio de Janeiro. Tomada do morro do Castelo.
Iluchar Desmons. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil
(5) Rio de Janeiro, as praias de St. Luzia e Glória. Philippe Benoist<br> Acervo da Fundação Biblioteca Nacional - Brasil
(5) Rio de Janeiro, as praias de St. Luzia e Glória. Philippe Benoist
Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil
(6) Panorama da cidade de Rio de Janeiro. Tomada do morro S. Clemente. <br> Iluchar Desmons. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil
(6) Panorama da cidade de Rio de Janeiro. Tomada do morro S. Clemente.
Iluchar Desmons. Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil

As gravuras intituladas “Panorama da Cidade do Rio de Janeiro”, de Eugène Ciceri, datadas aproximadamente de 1854 e preservadas pela Biblioteca Nacional, dão uma boa ideia da cidade em meados do século XIX. Os desenhos, como de tantos da época, chamavam-se desenhos a “voo de pássaro”. Eram feitos do alto dos morros para que se pudesse ter uma visão ampla da cidade. Apresentam-se, a seguir, breves descrições de cinco gravuras do mesmo autor e mais a gravura (5), de Philippe Benoist, reunida ao conjunto de imagens. Propõe-se um passeio pela cidade, como pássaros! As descrições ajudam à compreensão mais apurada das paisagens.

Gravura 1 – Do alto do Morro de Santo Antônio, vê-se o Aqueduto da Carioca e o Convento de Santa Teresa; a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro está a esquerda e ao fundo, junto ao mar, sobre uma colina, vê-se a Igreja de Nossa Senhora da Glória. No último plano, em tênue silhueta, está o Morro do Pão de Açúcar. O casario simples com telhas de barro e beirais, possui no máximo três andares. Em primeiro plano, um homem e uma mulher negros descansam do trabalho servil com seus dois filhos.

Gravura 2 – Do alto do Morro do Castelo, vê-se o Largo do Rossio, atual Praça Tiradentes, com o Imperial Teatro São Pedro de Alcântara, à direita, originalmente chamado Real Teatro de São João; ao fundo, à esquerda, o Campo da Aclamação, depois chamado Praça da República. A Igreja de Santana, que primeiro deu seu nome ao grande terreno, está à direita, junto a altas árvores. Ao fundo, à direita, encontra-se a torre da Igreja de Santa Rita que, preservada, confere seu nome ao largo onde está localizada.

Gravura 3 – Do alto do Morro de Santo Antônio, vê-se as torres da Igreja de São Francisco de Paulo e o respectivo largo e, ao fundo, à esquerda, o Morro de São Bento.

Gravura 4 – Do alto do Morro do Castelo, em primeiro plano, vê-se a torre da Igreja de São José, seguida das torres das Igrejas de Nossa Senhora do Carmo, ambas na Rua Direita, e ao fundo, o Morro e Mosteiro de São Bento. Observa-se o passadiço sobre a Rua Direita, que ligava o Convento do Carmo ao Paço Imperial.

Gravura 5 – Do mar vê-se o Morro do Castelo, à direita, com a Igreja de Santo Inácio de Loyola e o Colégio dos Padres Jesuítas, na encosta leste; e na outra encosta está a Igreja de São Sebastião. No sopé do Morro do Castelo, encontra-se o Hospital da Santa Casa da Misericórdia e a Igreja de Santa Luzia. Ao fundo, a seguir, está o Convento de Santa Teresa e, ao longe, a pequenina Igreja de Nossa Senhora da Glória.

Gravura 6 – Do alto do Morro São Clemente, vê-se a região que se tornaria o atual bairro de Botafogo, com chácaras em grandes terrenos. O logradouro de terra batida que atravessa a paisagem viria tornar-se a atual Rua São Clemente. Ao fundo está o Morro do Pão de Açúcar.


Referência iconográfica:

(1)
Panorama da cidade de Rio de Janeiro. Tomada do morro de St. Antonio a vôo de pássaro
Iluchar Desmons
Gravura, 1854
Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil

(2)
Panorama da cidade de Rio de Janeiro
Tomada do morro de St. Antonio a vôo de pássaro
Iluchar Desmons
Gravura, 1854
Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil

(3)
Panorama da cidade de Rio de Janeiro
Tomada do morro de St. Antonio a vôo de pássaro
Iluchar Desmons
Gravura, 1854
Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil

(4)
Panorama da cidade de Rio de Janeiro
Tomada do morro do Castelo a vôo de pássaro
Iluchar Desmons
Gravura, 1854
Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil

(5)
Rio de Janeiro, as praias de St. Luzia e Glória
Philippe Benoist
Gravura, 1852
Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil

(6)
Panorama da cidade de Rio de Janeiro
Tomada do morro de S. Clemente a vôo de pássaro
Iluchar Desmons
Gravura, 1854
Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil