1857 – Rede de esgoto

(1) Rio de Janeiro. Planta da rede de esgoto.<br> Edward Gotto. Acervo particular
(1) Rio de Janeiro. Planta da rede de esgoto.
Edward Gotto. Acervo particular

Em 1857, é aprovado o contrato de prestação de serviços entre o governo imperial e a empresa inglesa The Rio de Janeiro City Improvements Company, de João Frederico Russell e Joaquim Pereira Viana de Lima Júnior, tendo à frente o Engenheiro Sanitarista Edward Gotto.

Em 1863, Gotto passou a representar e a dirigir a empresa City Improvements, recebendo o privilégio exclusivo, durante 90 anos, de promover o serviço de esgoto das casas da cidade do Rio de Janeiro. As obras contemplaram, inicialmente, apenas a área central da cidade. O material coletado ia para uma estação de tratamento. O sistema era composto por duas redes: uma para o esgoto sanitário e outra para as águas pluviais.

Depois da área central, foram construídas as redes de esgoto na Glória, Gamboa e São Bento. Em 1875, um novo decreto aprovou um novo contrato do governo com a mesma companhia para a execução de redes de esgoto em Botafogo e São Cristóvão. A cidade do Rio de Janeiro foi uma das primeiras do mundo a implantar o sistema sanitário por rede canalizada. A primeira cidade que implantou esse sistema foi Londres.

No mapa desta citação, de Edward Gotto, datado de 1866, vê-se a rede de esgoto desenhada nos logradouros com as respectivas bifurcações e caixas de passagem. No Largo da Carioca, a rede é bastante visível.


Referência iconográfica:

(1)
Rio de Janeiro, Brasil. 1866.
Planta da rede de esgoto. Cópia.
Edward Gotto.
1866
Acervo particular