Depois da primeira ferrovia de 1854, foi inaugurado, em 1858, o primeiro trecho da Estrada de Ferro Dom Pedro II, ligando o centro da cidade até Queimados, com as estações de Engenho Novo, Cascadura e Nova Iguaçu. Em 1859, foram inauguradas as Estações de São Cristóvão e a atual Estação de Deodoro, sendo a de São Francisco Xavier aberta em 1861. Em 1878, foi a vez do ramal da Estrada de Ferro Dom Pedro II até Santa Cruz, ligando a Estação de Deodoro, antiga Sapopemba, à de Santa Cruz, com um prolongamento até o matadouro recém-construído, o que facilitou o transporte de carne para os comerciantes do centro da cidade.
As estradas de ferro eram margeadas por habitações formando uma rede contínua de áreas edificadas. Elas modificaram por completo a vida da população carioca. Surgiram vários bairros ao longo dos trilhos. As estradas de ferro que partiam do centro do Rio promoveram a expansão da cidade para muito além dos arrabaldes mais próximos aos quais ela, até então, estava circunscrita.
Em 1883, foi inaugurada a Estrada de Ferro Rio D’Ouro; em 1884, a Estrada de Ferro do Corcovado; e, em 1886, a Northern Railway, depois chamada Leopoldina Railway. Em 1893, os trens começaram a circular no primeiro trecho da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil que, incorporada à Estrada de Ferro Dom Pedro II, chamou-se Linha Auxiliar.
Referências iconográficas:
(1)
Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil.
Esteriograma
1890-1900
Acervo da Fundação Biblioteca Nacional – Brasil
(2)
Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil
Campo de Santa
c.1899
Marc Ferrez/ Coleção Gilberto Ferrez/ Acervo Instituto Moreira Salles