1670 – Novos bairros

(1) Église de nostra as da Gloria près de Rio Janeiro. Acervo da Pinacoteca do Estado<br> de São Paulo, Brasil. Coleção Brasiliana / Fundação Estudar. Doação da Fundação Estudar, 2007
(1) Église de nostra as da Gloria près de Rio Janeiro. Acervo da Pinacoteca do Estado
de São Paulo, Brasil. Coleção Brasiliana / Fundação Estudar. Doação da Fundação Estudar, 2007

Na segunda metade do século XVII surgiam, próximos ao antigo centro da cidade colonial, novas áreas como o Valongo e a Saúde, cuja ermida local de Nossa Senhora do Livramento foi erguida em 1670. A ermida de Nossa Senhora da Glória surgiu em 1671, incentivando construções na área da Glória e do Flamengo. Eram áreas rurais, com chácaras e pequenas plantações.

Nas áreas mais distantes, os engenhos de açúcar davam origem a pequenas povoações, sempre com a presença de uma capela, como a de Nossa Senhora do Loreto, padroeira da freguesia de Jacarepaguá, instituída em 1661, e a de Santo Antônio. A Fazenda da Taquara, com seu engenho e a Capela de Nossa Senhora dos Remédios e Exaltação da Santa Cruz, foi uma das maiores exportadoras de café dessa freguesia no século XIX.

Surgiram muitos outros engenhos e fazendas, como o Engenho de Inhaúma, a Fazenda do Viegas, o Engenho da Pedra d´Água e a Fazenda de Santa Cruz. Na Ilha do Governador, havia o Engenho do Rei e, nas áreas próximas ao núcleo colonial, o Engenho Velho, o Engenho Novo, o Engenho de Dentro e a Fazenda do Capão do Bispo.

Muitas capelas e igrejas tambem se espalharam em áreas distantes do centro da cidade, como a Capela de Nossa Senhora da Cabeça, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja de Nossa Senhora da Penha, a Capela de Nossa Senhora da Peña, a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, a Capela de Nossa Senhora do Amarante, a Capela de Nossa Senhora de Monserrate e Igreja de Nossa Senhora do Desterro. Todas as fazendas, engenhos, capelas e igrejas geravam o surgimento de novas construções. Em muitos casos, essas localidades, anos depois, se transformariam em bairros da cidade.


Referência iconográfica:

(1)
Église de nostra as da Gloria près de Rio Janeiro
Água-forte, aquarela e buril sobre papel, Século XIX
Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Coleção Brasiliana / Fundação Estudar. Doação da Fundação Estudar, 2007